Florestas e Paisagens de Moçambique

Ponte Cais de Tandanhangue, em Cabo Delgado, já está em funcionamento

A localidade de Tandanhangue, no distrito de Quissanga, em Cabo Delgado, já tem, desde 14 de Setembro de 2017, uma ponte cais com 261 metros de cumprimento, 1,60 de largura e uma capacidade para a atracagem de 10 a 12 embarcações de uma só vez, em situação de maré cheia.

Aquela infra-estrutura, construída de raiz, cujas obras arrancaram em Outubro do ano passado, é avaliada em 38,6 milhões de Meticais e foi financiada do Projecto MozBio. 

O empreiteiro concluiu as obras em Julho último e fez a entrega provisória ao Governo Provincial de Cabo Delgado no dia 19 de Agosto após a realização de trabalhos de correcção solicitados.

A cerimónia de inauguração oficial da ponte foi dirigida pela governadora da Província de Cabo Delgado, Celmina da Silva, que manifestou a sua satisfação pela obra.

Falando aos populares que testemunharam a cerimónia cantando e dançando ao som de batuques, a governante destacou a importância da ponte cais para os distritos do Quissanga e Ibo, em particular, e da Província de Cabo Delgado, em geral, com a facilitação das trocas comerciais e o incremento do turismo na ilha do Ibo.

Ela chamou atenção aos presentes para a necessidade da conservação da infra-estrutura de modo a servir ao público por muitos e longos anos.

Participaram no evento membros do governo provincial, representantes da Administração Nacional das Áreas de Conservação (ANAC), através do administrador do Parque Nacional das Quirimbas, membros das comunidades locais entre outros convidados.

A infra-estrutura foi erguida no ancoradouro de Kapetera, na travessia para a Ilha do Ibo, um dos destinos turísticos de de Cabo Delgado, uma zona de protecção total do Parque Nacional das Quirimbas.

Com a ponte cais, os turistas, nacionais e estrangeiros, e membros da comunidade, já podem embarcar e desembarcar em condições melhores.

Antes, os passageiros eram obrigados a se fazerem transportar ao colo de pescadores ou a mergulharem na água para alcançarem as margens do mar.

A inauguração da ponte vai produzir um impacto positivo igualmente no manuseamento de algumas mercadorias o que não era possível, dinamizando, assim, o comércio, aumentando o número de visitantes, bem como o incremento das receitas do Parque Nacional das Quirimbas.

 Veja aqui algumas fotos da cerimónia de inauguração.