REDD+ Moçambique

Base de Dados de Sistemas de Informação Geográfica

Plataforma Geral

Os projectos de desenvolvimento sustentável liderados pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento Sustentável (FNDS) e outras entidades têm em comum o facto de privilegiarem o reforço à capacidade institucional dos vários actores-chave (Governo, sector privado, comunidades, Organizações da Sociedade Civil, etc.) no planeamento, gestão e utilização dos recursos naturais. Assim, a disponibilidade de informação sobre o espaço, por exemplo, referente a distribuição territorial de recursos minerais, propriedades, animais, vegetação,entre outros, é fundamental para permitir uma melhor gestão, e planeamento espacial.

Os Sistemas de Informação Geográfica (SIG) são ferramentas de armazenamento, organização, manipulação e visualização de informação geográfica, isto é (de forma simplificada), produção de mapas. Uma utilização muito simples e um SIG (ou mesmo de um mapa) permite imediatamente descrever a distribuição de variáveis em estudo.

Por isso, o FNDS pretende fazer uso dos SIG a todos os níveis, desde a fase de planeamento, implementação,e monitoria, do ponto de vista de gestão dos seus projectos, mas também durante o processo de integração e participação de todas as partes interessadas.

A Base de Dados SIG desenvolvido pelo FNDS está disponível neste link: https://goo.gl/cW1VzD  (Usuário:convidado/Senha: convidado). Ressalte-se que o processo da sua construção é contínuo, sendo que novos elementos deverão ser inseridos sempre que dados actualizados estejam disponíveis. 

Clique para ver o tutorial para visualização de dados.