REDD+ Moçambique

REEDD+: Comité de Participantes do FCPF aprova Pacote de Preparação (R-Package) de Moçambique

O Comité de Participantes do Forest Carbon Partnership Facility (FCPC) aprovou, no dia 29 de Março de 2017, em Washington-EUA, o Pacote de Preparação de Moçambique para o REDD+ e encorajou o País a prosseguir com o processo, incluindo a implementação do seu plano de actividades. Entretanto, Moçambique foi solicitado a informar ao Comité sobre o processo contínuo de preparação e progressos, incluindo os relatórios periódicos no âmbito do Quadro de Monitoria e Avaliação. 
Moçambique elaborou o seu Pacote de Preparação e realizou um processo de auto-avaliação com várias partes interessadas. Ademais, forneceu as informações exigidas em cada um dos nove subcomponentes do quadro de avaliação estabelecido pelo Comité de Participantes.
O relatório do processo nacional de auto-avaliação de vários intervenientes levado a cabo por Moçambique foi analisado por um perito do Painel Técnico Consultivo e o Banco Mundial. O Comité de Participantes do FCPF reconheceu os amplos esforços feitos por Moçambique e os progressos alcançados até este momento, tendo feito uma avaliação positiva.
O relatório de Moçambique foi apresentado por Momade Nemane, coordenador Nacional do REDD+ em Moçambique e representante do Ministério da Terra, ambiente e Desenvolvimento Rural (MITADER) naquela ocasião, que se fez acompanhar de outros técnicos que trabalham directamente neste processo.
Leia o R-Package de Moçambique, a Apresentação do MITDER, a Apresentação do Banco Mundial e o Endossamento do R-Package de Moçambique.